Imagine que você encontrou o imóvel dos seus sonhos e depois descobriu que ele foi adquirido pelo vendedor em um leilão. O que você faria? Seguiria adiante ou desistiria do negócio?
Saiba que comprar um imóvel que foi arrematado em leilão pode ser muito seguro. Desde que esteja munido de todas as informações sobre o imóvel e suas eventuais providências e soluções, você pode seguir adiante e tornar realidade o sonho da aquisição do seu imóvel.
Primeiramente, você terá que verificar se a carta de arrematação já foi registrada na matrícula do imóvel, o que comprova que a arrematação foi perfeita, acabada e irretratável e que o arrematante se tornou efetivamente o proprietário do imóvel, bem como se não há nenhuma ação anulatória do leilão/arrematação pendente.
Após isso, é necessário analisar se os ônus e gravames (penhoras, hipotecas etc.) que eventualmente recaíram sobre o imóvel já foram baixados/cancelados na matrícula do imóvel e verificar se o mandado de imissão na posse já foi expedido ou se o imóvel ainda está ocupado pelo antigo proprietário/possuidor/locatário.
A análise do edital do leilão em que o imóvel foi arrematado também é muito importante, uma vez que é neste documento que constarão todas as regras do leilão e se algum débito restou a cargo do arrematante (excedente ao valor da arrematação) e consequentemente sua quitação.
É claro que todas as outras análises com relação ao vendedor e ao imóvel, comuns em uma compra e venda, não são dispensadas pelo fato do imóvel ter sido arrematado, elas continuam sendo necessárias.
Aqui no escritório fazemos toda a análise do negócio envolvido e se for detectada alguma regularização para a concretização da venda, como a baixa de penhoras, o registro da carta de arrematação, a averbação da construção, a averbação do estado civil dos vendedores, o cancelamento de hipotecas, entre outros, todas as providências são realizadas para que a transação seja a mais segura possível para o cliente.
Quer saber mais sobre compra, venda, locação, regularização e leilões de imóveis? Envie um e-mail para marinalimaadvocacia@gmail.com ou entre em contato pelo whatsapp 11-995013859.
Prestamos assessoria jurídica em todo o Brasil.
MARINA LIMA – ADVOGADA ESPECIALIZADA EM DIREITO IMOBILIÁRIO NA PRÁTICA